Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

- Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
- cursos:rbelem:conhecendo [2010/05/25 09:09] paulojus
+ Revisão anterior
+ cursos:rbelem:conhecendo [2010/05/28 09:58] (atual) paulojus
@@ Linha -2,14 +2,27 @@ removida criada
 
 Verificar sua familiaridade com o R executando as seguintes tarefas:
   ​Efetuar as seguintes operações no R: 
     - <​latex>​1011*1 + 11*2 + \ldots + 20*10</​latex>​
     - <​latex>​\log{\sqrt{1}} + \log{\sqrt{2}} + \log{\sqrt{4}} + \log{\sqrt{8}} + \ldots + \log{\sqrt{1024}} </​latex>,​ em que <​latex>​\log</​latex>​ é o logarítmo neperiano.
   ​Entrar com os seguintes dados no R: 
  
 ^Indivíduo ^ Idade ^ Time ^ 
 | 1 | 23 | Coxa | 
 | 2 | 31 | Coxa | 
 | 3 | 24 | Coxa | 
 | 4 | 19 | Furacão | 
 | 5 | 33 | Furacão | 
 | 6 | 32 | Furacao | 
 | 7 | 30 | Coxa | 
 | 8 | 35 | Furacao | 
 | 9 | 22 | Coxa | 
 |10 | 21 | Furacao | 
  
   ​Considere os  [[http://​www.ime.usp.br/​~noproest/​dados/​|dados do questionário estudantil]] do Livro de Noções de Probabilidades e Estatística de Magalhães e Lima
     - Importar os dados para o R
     - Fazer uma análise descritiva (gráficos, tabelas e medidas) de ao menos quatro variáveis (de diferentes tipos) do conjunto de dados
     - Fazer uma análise descritiva bivariada de ao menos três pares de variáveis deste conjunto de dados
   ​Fazer um gráfico da função <​latex>​f(x) = 3 + 15 \exp(-x/​10)</​latex>​ 
   ​Seja a função de densidade de probabilidade:​ <​latex>​f(x) = \frac{\exp\{-|x|\}}{2} \;\; I_{(-\infty,​\infty)}(x)</​latex>​. Mostre comandos para obter: ​
     - o gráfico da função;
     - mostrar que a integral de função no domínio de //x// é igual a 1;
@@ Linha -18,9 +31,9 @@ removida criada
       * <​latex>​P[X > \Sexpr{0,​8}]</​latex>​
       * <​latex>​P[|X| > \Sexpr{1,​5}]</​latex>​
   ​Entrar com os dados a seguir e efetuar um teste-t<​code>​
   femeas: 120   ​107 ​  ​110 ​  ​116 ​  ​114 ​  ​111 ​  ​113 ​  ​117 ​  ​114 ​  112
   machos: 110   ​111 ​  ​107 ​  ​108 ​  ​110 ​  ​105 ​  ​107 ​  ​106 ​  ​111 ​  ​111</​code>​
   ​Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento inteiramente ao acaso. {{:​cursos:​rbelem:​exemplo01.txt|Arquivo de dados do experimento}} ​ 
   ​Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento blocos ao acaso \\
 **Conteúdo de óleo de //S. linicola//, em percentagem,​ em vários estágios de crescimento (Steel & Torrie, 1980, p.199).** ​
 ^Estágios ^  Blocos ^^^^ 
@@ Linha -32,11 +45,18 @@ removida criada
 |Estágio 5       ​| ​      ​6,​3 ​    | 4,9   | 5,9   | 7,1 |
 |Estágio 6       ​| ​      ​6,​4 ​    | 7,3   | 7,7   | 6,7 | 
 \\ 
   ​Entrar com dados e fazer uma análise de regressão 
 ^Variáveis ^ Dados ^ 
 | x | 1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6  | 7  | 8  | 9  | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 
 | y | 0.9 | 5.1 | 2.4 | 8.1 | 4.2 | 7.1 | 5.6 | 7.6 | 5.9 | 7.7 | 11.8 |  6.9 |  9.3 | 10.9 |  8.4 | 11.6 | 13.0 | 13.8 | 13.1 | 9.3 | 
  
   ​Considere as observações a seguir<​code>​
    ​9 ​  ​5 ​  ​2 ​  ​3 ​  ​0 ​  ​3 ​  ​2 ​  ​4 ​ 14   ​3 ​  ​4 ​  ​1 ​  ​0 ​  ​6 ​  ​1</​code>​ Assumindo a distribuição Geométrica:​
     - fazer um gráfico da função de (log)-verossimilhança das observações a seguir, assumindo a distribuição Geométrica<​code>​
     - encontrar o ponto de máximo da função utilizando um procedimento numérico
   * Considere dados de um normal de média <​latex>​\mu</​latex>​ e variância 16. Traçar a função de verossimilhança e encontrar a estimativa em cada uma das seguintes situações:​
     - se os dados forem:<​code>​
   23  24  27  20  32  26  28</​code>​
     - se além dos dados acima sabemos que temos dois outros dados acima de 30
     - e se soubermos que temos mais três dados entre 28 e 30
 

QR Code
QR Code cursos:rbelem:conhecendo (generated for current page)