Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
| Próxima revisão | Revisão anterior | ||
|
projetos:educacao:manual_de_sobrevivencia:prog [2009/02/26 10:49] andrefelipe criada |
projetos:educacao:manual_de_sobrevivencia:prog [2009/02/26 10:58] (atual) andrefelipe |
||
|---|---|---|---|
| Linha 5: | Linha 5: | ||
| O Programa Monitoria é coordenado pela | O Programa Monitoria é coordenado pela | ||
| PROGRAD e tem como objetivo oportunizar ao | PROGRAD e tem como objetivo oportunizar ao | ||
| - | estudante atividades introdutórias à prática do- | + | estudante atividades introdutórias à prática docente, enriquecendo sua formação acadêmica. |
| - | cente, enriquecendo sua formação acadêmica. | + | Para ser monitor, o aluno deve ter sido aprovado na disciplina objeto da monitoria. Além |
| - | Para ser monitor, o aluno deve ter sido apro- | + | disso, ele deverá se submeter ao processo de seleção, que será realizada de acordo com a legislação em vigor na UFPR |
| - | vado na disciplina objeto da monitoria. Além | + | |
| - | disso, ele deverá se submeter ao processo de sele- | + | ===== IC Programa de Iniciação Científca ===== |
| - | ção, que será realizada de acordo com a legisla- | + | |
| - | ção em vigor na UFPR | + | A Iniciação Científca é a pesquisa na graduação. Tem por objetivo qualifcar o aluno durante |
| + | o período da graduação, aprimorando o processo | ||
| + | de formação profssional. | ||
| + | Para participar do programa, os alunos deverão fcar atentos ao edital anual e inscreverse, | ||
| + | junto com seus orientadores, na página da UFPR | ||
| + | (PRPPG) na internet, no mês de março. | ||
| + | O Programa de Iniciação Científca contempla as bolsas PIBIC/ CNPq e UFPR/TN. | ||
| + | Ele também permite que o aluno participe | ||
| + | como voluntário em um projeto de pesquisa. | ||
| + | |||
| + | ===== PET - Programa de Educação Tutorial ===== | ||
| + | |||
| + | O Programa de Educação Tutorial tem como | ||
| + | objetivo principal propiciar um espaço articulado e orientado, com potencial acadêmico para | ||
| + | que o aluno vá além das atividades formativas | ||
| + | convencionais da UFPR. Os alunos selecionados | ||
| + | pelo PET trabalham em equipes de forma diversifcada, na área de ensino, pesquisa e extensão, | ||
| + | sob a supervisão de professores tutores. Atualmente existem dezesseis grupos PET que recebem bolsas do MEC/SESu em diferentes cursos | ||
| + | de graduação da UFPR. | ||
| + | |||
| + | ===== Bolsa Extensão ===== | ||
| + | |||
| + | A bolsa extensão é oferecida pela Pró-reitoria | ||
| + | de Extensão e Cultura e é vinculada a programas e projetos de extensão. Para participar do | ||
| + | programa Bolsa Extensão, o aluno passa por um | ||
| + | processo de seleção que inclui entrevista, análise do histórico escolar, prova escrita e, quando | ||
| + | necessária, prova prática realizada pelo departamento ao qual está vinculado o programa ou | ||
| + | projeto de extensão. | ||
| + | Sendo aprovado, o aluno receberá orientação | ||
| + | e acompanhamento de professores e/ou servidores técnico-administrativos envolvidos nas atividades de extensão e cultura. | ||
| + | Durante o período de participação no programa Bolsa Extensão, o aluno fca obrigado a | ||
| + | cumprir uma carga horária de 12 horas semanais, distribuídas entre execução de atividades | ||
| + | de campo e reuniões de planejamento e de discussão do trabalho. O aluno deve, ainda, entregar um relatório de atividades desenvolvidas ao | ||
| + | fnal do período, previamente defnido no termo | ||
| + | de compromisso. Este relatório, uma vez aprovado, possibilitará a emissão de um certifcado de | ||
| + | participação ao aluno bolsista. | ||
| + | |||
| + | ===== Bolsa Permanência ===== | ||
| + | |||
| + | O Programa Bolsa Permanência tem caráter social e visa propiciar ao estudante condições | ||
| + | básicas para a continuidade do custeio da vida | ||
| + | acadêmica. Tem como pressuposto proporcionar | ||
| + | experiência, nas mais diferentes unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, contribuindo para a formação acadêmica e, sobretudo | ||
| + | para a permanência do aluno na UFPR. | ||
| + | |||